Um novo capítulo para a saúde pública do distrito de Outeiro começou a ser escrito nesta terça-feira (15). O prefeito de Belém, Igor Normando, assinou a ordem de serviço que autoriza o início oficial da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A obra integra o programaRequalifica UBS, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Belém, e será executada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Durante o ato de assinatura, o prefeito anunciou que a UBS será transformada em umPostão da Saúde, comestrutura ampliada, para oferecer atendimentosambulatoriais, serviços deurgênciaecuidados básicoscommais eficiência, dignidade e humanização para a população de Outeiro.
“Estamos construindo um legado derespeito e cuidado com as pessoas. Outeiro vai receber um Postão comestrutura modernae preparada para acolher melhor a comunidade. Nosso compromisso é com uma saúde pública mais próxima e resolutiva, especialmente para quem vive nosbairros mais distantes do centro”, afirmou o prefeito Igor Normando.

A UBS de Outeiro é referência para mais de3.500 moradores da ilha, além de atender visitantes em períodos de férias e feriados. A última reforma foi realizada em dezembro de 2024, e a nova intervenção dá continuidade à política de reestruturação da rede de saúde nos distritos.
Entre as melhorias previstas estão: readequação das salas de atendimento, ampliação das áreas de acolhimento, modernização das redes elétrica e hidráulica e reforma da área de urgência e emergência, tornando osespaços mais seguros, funcionais e confortáveispara pacientes e profissionais.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Rômulo Nina, o principal objetivo da reforma da UBS éampliar o acesso da populaçãodo distrito aos serviços de saúde, commais qualidade e agilidade. “A atenção básica é a porta de entrada do SUS. Requalificar essa unidade significa ampliar o cuidado, prevenir doenças e garantir um atendimento mais eficiente. Essa obra reforça nossa missão de valorizar o trabalho das equipes e melhorar a experiência do usuário”, afirmou o secretário.

Moradora de Outeiro há mais de 20 anos, a ajudante de cozinha Patrícia Souza, 41 anos, esteve presente no evento e se mostrou esperançosa com a melhoria do serviço de saúde. “Eu acompanho essa unidade desde o começo e reconheço que essa reforma era necessária para melhorar os serviços. A gente precisa desse atendimento perto, com estrutura e profissionais preparados”, disse Patrícia.

“A gente espera que, em meio a um problema de saúde, como dor, pressão alta, febre e outras situações, o atendimento aconteça em um local digno — e não como está atualmente essa unidade. Que essa obra seja o início de algo melhor para quem busca saúde pública em Outeiro. Pelo menos, essa é a esperança que temos”, completou José Lopes, 44 anos, motorista.
A reforma reafirma o compromisso da Prefeitura de Belém com uma saúde pública de qualidade, para garantir que a população de Outeiro e da região insular tenha acesso a serviços mais resolutivos, em ambientes adequados e acolhedores.
Sensação
Vento
Umidade




