A Prefeitura de Belém já beneficiou mais de5 mil pessoaspor meio doprograma Belém Por Elas, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher (SEMU).
Além das versões itinerantes, que costumam atender público mais amplo em busca de diversos serviços dos órgãos municipais, oBelém Por Elasoferece regularmente cursos, como aCapacitação Profissional, em parceria com o Sebrae.
A Capacitação Profissional já atendeu1.800 mulheres,com o objetivo de romper o ciclo da violência doméstica, garantindo inserção no mercado de trabalho, com autonomia e independência financeira.
Em parceria com a Guarda Municipal de Belém, a SEMU realiza aOficina de Defesa Pessoal para mulheresque trabalham em hotéis e restaurantes, ensinandotécnicas básicas de proteçãoem caso de violência.
A Secretaria também realiza cursos sobrecuidados em saúde mental, atendendo e acolhendo profissionais mulheres e homens da área da saúde, e ocurso básico em primeiros socorros, que ensina técnicas fundamentais para salvar vidas em situações de urgência e emergência no trabalho, em locais públicos ou em casa.
Profissionais da Belém Digital são capacitados em técnicas de primeiros-socorros
A mais recente edição do curso em primeiros socorros capacitouprofissionais da Belém Digital, que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da empresa, para que ajam de modoadequado e imediatoem diversas situações, até a chegada do atendimento especializado, por equipes hospitalares ou SAMU 192.



Dhyellen ministrou o curso acompanhada do enfermeiro Iranildo Silva, que atua na Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) e SAMU 192.
A vice-presidente da CIPA da Belém Digital, Evellyn de Araújo Vieira, elogia o curso, que considera bastante didático, com conteúdo claro e objetivo. “O curso é ótimo, aprendemostanto a teoria quanto a práticados primeiros-socorros. É a primeira vez que eu participo de um treinamento desse tipo e já me sinto preparada para utilizar dessas técnicas, caso seja necessário. Acho muito importante que ele seja aplicado em diversos locais, principalmente nas escolas”, afirmou a vice-presidente.

Os profissionais da Belém Digital aprenderam conhecimentos mínimos necessários paraprestar a assistênciaem casos de reanimação cardiopulmonar RCP em adultos, crianças e bebês; desobstrução das vias aéreas em casos de engasgo; cuidados em hemorragias, cortes e queimaduras; como agir em casos de desmaio, convulsão ou crise de epilepsia; e condutas seguras em afogamento.

Como se inscrever nos cursos da SEMU
Emsete meses de existência,a SEMU já impactou positivamente milhares de mulheres com os cursos diversos que realiza.
Instituições, servidores e demais pessoas que queiram participar dos cursos da Secretaria da Mulher podem fazer suasinscriçõespor meio da página da Prefeitura de Belém . Para saber das datas e critérios de participação, basta acompanhar os anúncios pelas redes sociais da Prefeitura.
Sensação
Vento
Umidade




