Neste mês da Consciência Negra, a Escola Municipal Honorato Filgueiras, localizada no bairro do Jurunas, realiza o projeto “Memórias de Resistência: 6 anos de luta, cultura e identidade negra”, iniciado nesta quinta-feira (27), com atividades até esta sexta-feira (28).
A ação marca a culminância dos projetos e ações desenvolvidos ao longo de 2025, sobre temas que reforçam a importância demanter viva a memória afro-brasileira, combater o racismo estrutural e fortalecer identidades, promovendoeducação antirracista,respeito e valorização da diversidade cultural.
O projeto completa seis anos na escola. Criado e organizado pela professora Wilma Falcão, tem o objetivo de promover umaretrospectiva histórica e culturaldas ações desenvolvidas pela Escola Honorato Filgueiras ao longo dos anos, valorizando a memória, a resistência e a identidade afro-brasileira e indígena, culminando no fortalecimento do antirracismo como caminho para uma sociedade justa e plural.

“Já são seis anos decombate ao racismo e à intolerância aqui na escola. Nossa intenção é promoverrespeito e reconhecimento do legado que os negros trouxeram para o Brasil”, afirmou a professora Wilma Falcão.
As turmas do 4º ao 9º ano prepararam uma programação diversificada, com atividades sobrecomidas afro-brasileirase seussignificados religiosos, exposições sobre arte, cultura e religiosidade negra, além de oficinas de pintura corporal e tranças nagô.
A turma do 9º ano ficou responsável pela exposição sobrereligiosidade afro-brasileira. Os estudantes destacaram como ainformação é capaz de combater o preconceito.
“Tem muita gente que tem preconceito porque não conhece a religião afro-brasileira. Muitos que vêm aqui,quando conhecem a história dela, mudam de opinião”, disse a estudante Alessa de Cássia, da turma do 9º ano.

Kaleb Tarcío, de 15 anos, aluno do 8º ano, participará do desfile do dia 28 para mostrar aforça do black power, corte que simbolizaidentidade, resistência e orgulho negro.
“Eu venho com a ideia de acender uma luz para aspessoas que têm vergonha do seu cabelo. Quero mostrar a força do Black Power”, afirmou.

A programação termina na tarde desta sexta-feira (28) com um desfile de personagens afro e afro-brasileiros, reunindo representações derainhas africanas, princesas, guerreiras e líderes negras históricas.
Sensação
Vento
Umidade




