Na manhã desta segunda-feira (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Terra Firme, em Belém, recebeu uma programação especial em alusão aoDia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado no próximo dia 29. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), por meio da Referência Técnica de Populações em Situação de Vulnerabilidade, com o objetivo de fortalecer o acesso integral e humanizado à saúde da população trans ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa buscou ampliar o cuidado, o respeito à identidade de gênero e a garantia de direitos, além deincentivar a aproximação desse público aos serviços da atenção básica.
“A ação tem o intuito de trazer esse público para dentro da UBS, que é uma das funções da Referência Técnica. Nossa responsabilidade é transformar políticas públicas em práticas concretas. A identidade de gênero precisa ser respeitada, e o direito à saúde deve ser garantido com dignidade, sem qualquer tipo de discriminação. A gestão municipal está comprometida em abrir espaço para esse público no SUS”, destacou Filomena Vilhena, coordenadora da Referência Técnica de Populações em Situação de Vulnerabilidade.
Durante a mobilização,dezenas de moradores da área receberam uma série de serviços, como atendimento médico e de enfermagem; testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais; vacinação; aferição de pressão arterial e glicemia; atualização do Cartão SUS; orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e redução de danos; orientação social sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e direitos sociais; além de orientações em saúde sexual e reprodutiva e informações sobre o Projeto Casulo, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), voltado à cirurgia de transição de gênero.

A profissional do sexo Keverly Leal foi uma das participantes da ação e ressaltou a importância do acolhimento. “É muito importante ser bem recebida em qualquer ambiente. Me senti muito acolhida aqui. Hoje me informei melhor sobre o Projeto Casulo, tomei vacinas e recebi orientações. Foi tudo bem tranquilo”, relatou.

Para atender o público-alvo,a Sesma mobilizou uma equipe multiprofissional com foco na escuta qualificada, no acolhimento humanizado, na prevenção de agravos e no fortalecimento da assistência social. A ação também contou com a parceria da Coordenadoria da Diversidade Sexual do Município de Belém (CDS).
Representantes da CDS participaram da programação com o Projeto Transcender, que atua na inclusão de mulheres trans, travestis e transexuais no mercado de trabalho. “Temos um calendário anual voltado à população LGBTQIA+. Ações como essa são extremamente importantes, pois muitos bloqueios enfrentados por essa população estão relacionados à falta de informação. Por isso, incentivamos que todos busquem seus direitos, inclusive na área da saúde”, destacou Sachenka Levtchnko, coordenadora da CDS.
Sensação
Vento
Umidade




