A Secretaria da Mulher (Semu) realizou, na tarde desta terça-feira (2), a ação doProjeto Escola Segurapara 28 estudantes do 5º ano daEscola Municipal Maria Stelina Valmont, no bairro daTerra Firme.
O objetivo do projeto éprevenir e combater a violência contra a mulherpor meio de ações de conscientização e orientação às crianças e adolescentes, sobre comoidentificar situações de riscoe comobuscar ajuda, caso se tornem vítimas no futuro.
A atividade foi conduzida pela psicóloga e coordenadora de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher da Semu, Elissa Melo. Os alunos receberam informações sobre identificação dediferentes tipos de violência, proteção do corpo, conceito sobre machismo e misoginia, perseguição, assédio sexual, cyberbullyinge os caminhos para pedir ajuda em casos de agressão. Eles também receberam umacartilhaproduzida pela secretaria com todos os conteúdos apresentados.

“Aprendi coisas que eu não sabia que eram violência e também como denunciar para uma pessoa adulta em quem a gente confia”, contou a aluna Marciele Monteiro, do 5º ano.
O Projeto Escola Segura, da Prefeitura de Belém, foi lançado em 24 de setembro de 2025 e tem como focoprevenir a violência no ambiente escolar, com ações voltadas àsaúde mental, convivência pacífica, combate ao bullying e fortalecimento dos vínculosentre comunidade escolar, famílias e rede de proteção. É somado a iniciativas já desenvolvidas pela Guarda Municipal, comoreforço no patrulhamento e projetos sociais.
Até agora, quatro escolas já foram atendidas com a ação. A meta da Secretaria da Mulher éalcançar todas as unidades da Rede Municipalde Ensino, com duas ações mensais, inicialmente, priorizando as localizadas em bairros que apresentamíndices de violência elevados.

Para a coordenadora de Saúde da Semu, Dhyellen Sacramento, combater a violência contra a mulher exige oenvolvimento de toda a comunidade. “Na escola, atingimos todos os alunos, sejam meninos ou meninas, porque entendemos que a mulher tem marido, namorado, amigos, pai. Para protegê-la, todos precisamaprender a identificar e denunciar”, afirmou.
A próxima ação do projeto Escola Segura será na Escola Municipal Rotary, no bairro do Jurunas, no dia 9 de dezembro.
Sensação
Vento
Umidade




