A Prefeitura de Belém promoveu mais uma edição doBelém Por Elas Itinerante, ação de cidadania promovida pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), que levaserviços gratuitos de saúde, assistência social, estética e bem-estarpara diferentes bairros. Nesta sexta-feira (05) a ação ocorreu na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro do Jurunas.

A ação tem a parceria de órgãos como Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria de Proteção e Defesa Animal (Sepda), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), dentre outras instituições
“Nós jápercorremos 38 bairros. Nesta edição do Jurunas, trouxemos serviços do CRAS, da área de saúde, vacinação humana e animal, e também serviços que resgatam a autoestima feminina como corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas. Além disso, promovemos a Feirinha empreendedora, com expositoras que são assistidas pelos programas da SEMMU em capacitação e gestão de negócios”, reforça a secretária da mulher, Brenda Paes.
Os serviços mais procurados são atendimentos emsaúde, consultas médicas e inscrições ou alteração de dados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico). O Belém Por Elas Itinerante também ofereceu agendamento de exames em mamografia pela Sesma.
Moradora do Jurunas, Maria do Socorro, 65 anos, foi ao Belém Por Elas Itinerante para exames de rotina. “Vim verificar pressão e glicemia, preciso desses exames de triagem para atendimento em cardiologia e ginecologia. Realizo exames de rotina a cada seis meses, mas é a primeira vez que aproveito uma ação de cidadania para isso”, afirmou Maria.

Após atualizar os dados no CADÚnico, a jovem Jamilly Gaia, 23 anos, buscou atendimento clínico e vacinação. “Eu acho ótima essas ações com vários serviços,podemos resolver tudo muito rápido no mesmo dia, a gente não precisa se deslocar para vários lugares”, disse Jamilly.

“Eu fiquei surpreso porque homens também podem ser atendidos, então vou aproveitar para tomar vacina da tríplice viral e febre amarela. Esse evento é muito importante porque todos osserviços ficam concentrados, facilita muitopara todas as mulheres”, avaliou Eduardo, morador da Sacramenta.

Na área da saúde, o Belém Por Elas Itinerante do Jurunas ofereceu atendimentos e exames de rotina, agendamento de mamografia, nutrição, saúde bucal. A Unidade Móvel de Vacinação da Sesma ofereceu vacinas contra gripe Influenza, tríplice viral, hepatite B, difteria e tétano e febre amarela. Além disso, enfermeiras da Sesma realizaramtestes rápidos para detecção de sífilis, hepatite B e C, HIV, e distribuíram preservativos feminino e masculino.

No Espaço da beleza,corte de cabeloe outrosserviços de estéticadeixaram a moradora do Jurunas Leci Sousa, 67 anos, muito satisfeita. “Estou usando pela primeira vez este hidratante no meu rosto, depois de fazer limpeza de pele. Já marquei de cortar as pontas do cabelo. É a primeira vez que participo de uma ação com essa variedade de serviços estéticos. Estou achando uma ótima iniciativa”, comentou.


AFeira de Empreendedorasreúne mulheres que passam por cursos profissionalizantes da Semmu. “Vendo perfumes, sabonetes, aromatizantes, e agora, também vendo biojoias, bijuterias e alguns folheados. Esse evento é importante para que a gente exponha nossos produtos. Expomos nas feiras, nas ruas, nas escolas e universidades, vários locais a gente tá expondo”, detalha a empreendedora Adriana Rocha, 35 anos.



Além de oferecer atendimentos jurídico e psicológico para mulheres, esta edição do Belém Por Elas Itinerante fez alusão ao “Dia nacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres” (6 de dezembro), instituído pela Lei Federal nº 11.489/2007. A campanha do laço branco marca o compromisso de não praticar enão silenciar diante de qualquer forma de violênciacontra mulheres.

“Esta ação é para que homens não agressores atuem para combater casos de violência contra a mulher. Distribuímos as fitas brancas como símbolo de mobilização desses homens junto a suas famílias e amigos, para que não silenciem e ajam para proteger as mulheres”, explicou Maísa Gomes, 55 anos, assessora técnica da referência técnica de saúde do homem da Sesma.
O cachorrinho Pelúcio foi levado para vacinação pela tutora Tábita Santos, de 10 anos, e a avó dela Silvana Braga, 50 anos. “A Tábita estuda aqui perto, nós vimos a ação e viemos. Essa é aprimeira vez que o Pelúcio é vacinado. Eu acho o Belém Por Elas Itinerante uma ótima iniciativa que ajuda muito o povo do bairro. Quando temos essas ações,todo mundo vem para aproveitas os serviços”, elogia dona Silvana.



Estrela, gatinha levada pela Regina Azevedo, 53 anos, também foi vacinada pela primeira vez na ação. “A minha neta viu a Estrela ainda bem pequenina e trouxemos para casa para criar. Faz três meses, mas ela já é da família. Essa vacinação aqui no Belém Por Elasprotege tanto os pets, quanto nós humanos, porque os animais que brincam com a gente às vezes nos arranham. Então é umaproteção importante”, afirma dona Regina.
Sensação
Vento
Umidade




