A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional (Seqp), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), iniciou, nesta terça-feira (09) ocurso Ateliê de Criação – Sacolas de Presentes Sustentáveis, voltado à comunidade do bairro do Marco.
A formação é gratuita e ocorre até o dia 20 de dezembro, sempre no turno da tarde, das 14h às 18h, naParóquia São Francisco Xavier, localizada na travessa Mauriti, 3971. O curso terá carga horária total de 40 horas.
Ao todo,foram ofertadas 20 vagas, 14 delas já preenchidas. Asinscrições começaram em 4 de dezembro, durante a festividade da paróquia, eseguem, presencialmente, na Secretaria da própria Paróquia. Podem se inscreverpessoas acima de 15 anos, empreendedores do ramo de embalagens ou interessados em obter uma oportunidade de renda extra.
Desde maio deste ano,a Seqp já beneficiou 380 moradores de diversos bairros de Belém com cursos gratuitosque vão, desde pintura em tecido e saúde emocional a aulas preparatórias para o Enem e inglês, voltado a motoristas de aplicativo.

O curso tem como objetivo ensinar os participantes aconfeccionar sacolas e embalagens de presentesutilizandomateriais recicláveis e processos sustentáveis, reduzindoimpactos ambientaise estimulandopráticas mais responsáveisno cotidiano e no empreendedorismo local.
A secretária da Seqp, Elis Uchoa, destaca que a iniciativa reforça a importância da conscientização ambiental.
“A sustentabilidade se tornou indispensável em toda a cadeia produtiva. Estamos cercados por uma enorme variedade de materiais naturais e temos a sorte de contar com uma matéria-prima riquíssima no nosso bioma amazônico. É papelão, fibras, sementes, caroços… tudo isso pode ser transformado em embalagens, estamparias e diversas manualidades. Queremos aprimorar essas técnicas, ensinar e popularizar esse conhecimento para que a população possa gerar renda de forma criativa, consciente e sustentável”, detalhou Elis.
Vozes da comunidade


Para muitos participantes, o curso representa a chance de ampliar conhecimentos e transformar a relação com o trabalho e com o meio ambiente.
A artesãOlinda França, de 59 anos, afirma que o aprendizado abre portas para novas possibilidades criativase empreendedoras:
“Eu espero fazer parte dessa transformação da natureza. Eu já amo reciclagem, mas agora estou aprendendo a trabalhar com casca de banana, de coco, fibras… Isso é algo inédito pra mim. Como sou empreendedora e já trabalho com costura criativa, sempre reutilizei sacolas — virava do avesso, reaproveitava — mas agora vou produzir minhas próprias embalagens, únicas, com materiais da biodiversidade. Não é só fazer sacolas: posso criar capas de caderno, peças diversas. Cada pessoa coloca sua criatividade e isso faz toda a diferença.”
Já a dona de casaRosália Costa, de 69 anos, destaca que participa dos cursos pela satisfação de aprendere de compartilhar com a família:
“Eu já fiz vários cursos oferecidos por vocês. Para mim, não é só pensando em vender, mas em aprender. Tenho família grande, faço as peças e distribuo. É conhecimento para a vida. Ainda não penso em empreender, faço porque gosto e porque me faz bem.”


Compromisso com a qualificação profissional
Além do Ateliê Criativo, aSEQP também está oferecendo o Curso de Chopp Gourmet, que ensina técnicas para a criação de sabores diferenciados da bebida, além de noções de precificação e venda.
Asações reforçam o compromisso da Prefeitura de Belém em oferecer oportunidades gratuitas de capacitação, incentivar o empreendedorismode base comunitária e contribuir para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Sensação
Vento
Umidade




