O primeiro dia de atendimento no novo Hospital Veterinário Municipal (HVET) foi marcado por grande procura e intensa movimentação. Tanto a Clínica Veterinária Municipal quanto o HVET, que funcionam de forma integrada, registraram alta demanda já nas primeiras horas do dia, reforçando a importância do novo serviço público de saúde animal oferecido gratuitamente à população de Belém.A rede integrada tem capacidade para atender até 650 pets por dia.
Somente naClínica Veterinária Municipal, foram realizados mais de 100 atendimentosna manhã desta quinta-feira, 22, enquanto oHospital Veterinário Municipal contabilizava 75 atendimentos somente na emergência.Já aunidade móvel, instalada em frente ao antigo Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, realiza em média 40 atendimentospor dia, ampliando o alcance do serviço.



Enquanto isso, o antigo Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia passa por reforma geral e modernização para se tornar um hospital voltado exclusivamente para castração.
A inauguração do Hospital Veterinário Municipal (HVET) ocorreu nesta quarta-feira (21) . A unidade, localizada na avenida José Bonifácio, 578, funciona de forma integrada à Clínica Veterinária Municipal, que fica na avenida Marquês de Herval, 276, e foi inaugurada no último dia 13 . Ambas as unidades são administradas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda).

De acordo com o diretor do Hospital e da Clínica Veterinária Municipal, Bruno Barros,a grande procura demonstra a necessidade desse tipo de equipamento público.
“Foi um primeiro dia bastante intenso, tanto na clínica quanto no hospital.As demandas estão sendo grandes e isso mostra o quanto essa nova unidade de saúde animal é fundamental para a população. Estamos oferecendo um atendimento digno, estruturado e gratuito para quem mais precisa”, destacou.



Entre os tutores atendidos no primeiro dia está Luciene dos Passos, de 37 anos, moradora do bairro Umarizal. Ela levou o cão Gabriel, de 3 anos, para atendimento após o animal sofrer uma fratura na pata durante uma briga com outro cão.
“Fui muito bem atendida, desde a triagem até o cuidado com o meu cachorro.Ele recebeu os primeiros atendimentos, foi microchipadoe agora estamos aguardando a reavaliação para saber se vai precisar de cirurgia. Sou muito grata por esse serviço”, afirmou Luciene.
Outro caso foi o de Ozilanda Macedo, de 46 anos, moradora do bairro de Fátima, tutora do cão Ramsés, que sofre de barriga d’água. O animal foi encaminhado da Clínica Veterinária Municipal para o HVET, onde realizou drenagem abdominal e recebeu medicações.
“O atendimento foi excelente. Desde a clínica até o hospital, todos foram muito atenciosos.É um alívio ter um serviço como esse, principalmente para quem não tem condições de pagar”, agradeceu.
Já a moradora do bairro da Pratinha Érika Guimarães, 46, levou a cadela Preta, que faz tratamento contra o câncer, ao Hospital Veterinário Municipal após passar pela triagem na Clínica. Ela foi avaliar a possibilidade de retirada de três tumores faciais. A tutora destacou a importância do atendimento especializado oferecido pela nova unidade.
“Fiquei muito feliz em saber que o hospital tem oncologista. Isso dá esperança e segurançapara continuar o tratamento da minha cachorra, que já enfrenta essa doença há algum tempo”, afirmou.



OHVET funcionará todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 7h às 19h. Para ter acesso aos serviços,o tutor precisa morar em Belém, ser maior de 18 anos, ter renda familiar de até dois salários mínimose realizar cadastro prévio.
No ato do cadastro,é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de renda ou documento que ateste baixa renda e comprovante de residêncianominal ou declaração assinada pelo próprio usuário.
Informações e agendamento de consultas podem ser obtidos pelo telefone (91) 99286-7737.
Todos os animais atendidos passam por cadastroem formulário fornecido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Durante oatendimento, é realizada a microchipagem, com dados do tutor, como nome, telefone e endereço, além de vacinação sempre que indicada.

A Clínica Veterinária Municipal oferece gratuitamenteconsultas, atendimentos de urgência e emergência, exames laboratoriais, avaliação para cirurgias, day care (observação diurna), microchipagem, vacinação, vermifugação e atendimentos especializados, em áreas como medicina felina e infectologia. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante cadastro prévio.
Já oHospital Veterinário Municipalatende casos encaminhados após triagem na clínica, sendo referência em procedimentos de média e alta complexidade. Entreos serviços estão consultas agendadas, urgência e emergência, exames de imagem, exames laboratoriais, cirurgias de pequena, média e alta complexidades, castração, internação em UTI e atendimento em especialidadescomo Dermatologia, Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Infectologia e Medicina Felina.
Sensação
Vento
Umidade




