Agentes de diversos órgãos municipais atuaram na manhã desta terça-feira, 3, nas feiras do Açaí e da Farinha, no Complexo do Ver-o-Peso. A ação da Prefeitura faz parte do programa “Belém em Ordem”, que visa promover ordenamento, limpeza, segurança e assistência nos espaços públicos da capital.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), e contou com o reforço da Secretaria Municipais de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), de Saúde (Sesma), de Proteção e Defesa Animal (Sepda) e de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel).

“Reunimos todos esses órgãos hoje para realizar uma força-tarefa nessas duas feiras que fazem parte do Complexo do Ver-o-Peso, tão importantes para a economia e para o turismo da nossa cidade. Queremos que todo o Complexo seja sinônimo de organização e exemplo para as demais feiras de Belém”, explicou o titular da Sedcon, André Cunha.
Durante a atuação do “Belém em Ordem”,a Sedcon realizou ordenamento e notificou a comercialização irregular na área;a Sezel entrou com serviços de variação, raspagem e retirada de entulhos;a Sedpa fez o levantamento dos animais na área e também da comercialização irregular de animais para abate;a Sesma esteve presente com ações de Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa)na orientação da manipulação dos alimentos comercializados pelos feirantes e com o Centro de Saúde do Trabalhador, a fim de verificar a situação de saúde dos permissionários que trabalham nas feiras do Açaí e Farinha. Para a segurança e ordenamento da ação,os agentes da Segbel reforçaram com efetivos no espaço.

A permissionária de lanches e café da manhã da Feira do Açaí Hilma Santos, de 23 anos, ficou impressionada com a ação. “Estou trabalhando aqui há três anos, nosso boxe é conhecido desde a geração da minha avó, recebemos aqui principalmente fregueses que fazem a travessia das ilhas para cá.Que bom que a Prefeitura veio aqui nos orientar e dar reforço na área”, disse a vendedora, que recebeu da Sesma orientações de boas práticas de paramentação para a comercialização na feira.

As ações do programa “Belém em Ordem” vão continuar nas feiras municipais da capital e seguem um cronograma de visitação. “Nossas equipes passaram pelas feiras e mercados da Terra Firme, Guamá, Pedreira, Parque União, Jurunas, Entroncamento, Feira da 25 e Ver-o-Peso e já estamos programando outros logradouros de Belém”, garantiu o diretor de Feiras, Mercados e Portos de Belém, Neivo Cravo.

Sensação
Vento
Umidade




