A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), realizou uma coletiva de imprensa conjunta na tarde da última segunda-feira (28) para informar a população sobre os casos de MPOX (monkeypox) registrados recentemente.As autoridades de saúde foram enfáticas ao afirmar que não há surto da doença em Belém nem no estado do Pará e que todas as ações de monitoramento seguem sendo conduzidas com rigor.
Como parte das estratégias de enfrentamento e prevenção da Mpox, também foi anunciada a distribuição de um material informativo que será feito pela Prefeitura de Belém em mais de 80 unidades de saúde da capital paraense. Essa cartilha informativa traz orientações claras sobre os sintomas da Mpox, formas de transmissão, prevenção e cuidados recomendados, sendo uma ferramenta fundamental no combate à desinformação e às fake news.
"Trata-se de uma ação estratégica. Vamos manter a manter a população informada de maneira qualificada, fazendo com que as pessoas tenham conhecimento e acesso a um material consultivo que ofereçam maior segurança com as informações passadas. É preciso que se tenha uma população calma e atenta, ciente também do diagnóstico adequado que tem sido feito e das precauções determinadas pelo Ministério da Saúde", esclareceu o secretário de saúde, Rômulo Nina.
A entrega do folder informativo será distribuída nas unidades de saúde com o apoio dos gerentes distritais administrativos e dos líderes das unidades básicas de saúde, que ficarão encarregados de garantir que esse conteúdo alcance a população de forma ampla e eficaz. As comunidades atendidas por essas unidades também serão beneficiadas com a multiplicação das informações, reforçando o trabalho educativo realizado pela rede municipal.
Sensação
Vento
Umidade




