"Eu estava realizando uma dinâmica com as crianças e, em parte dela, foi feita uma enquete sobre, se elas estivessem livres para passear nas férias, onde gostariam de ir e a alternativa vencedora foi 'ir à a praia'", conta Clévia Dantas, terapeuta ocupacional da Fundação Santa Casa.
Por conta do tratamento que requer sessões regulares de diálise durante a semana, as crianças em tratamento renal, não têm um período de férias livre, e por isso a terapia ocupacional, junto com as demais áreas profissionais do serviço, montou um cenário de verão para que meninas e meninos pudessem fazer fotos com o tema de um passeio à praia.
"Com essa proposta nós podemos favorecer a ambiência, que é uma das diretrizes da política nacional de humanização, uma vez que possibilita transformar o contexto infantil num cenário mais acolhedor e transformador. A ambiência não se limita à infraestrutura, mas considera o espaço físico como um local de encontro, interação e produção de subjetividades, influenciando a experiência de todos os envolvidos", ressalta a terapeuta Clévia Dantas.
A iniciativa foi um sucesso, com a adesão das crianças, mães e toda a equipe. "Colocar o cenário de praia foi importante não só para as crianças da diálise, mas até para as que vêm para a consulta, eu vejo a empolgação, elas acham diferente", disse Sabrina Lima, mãe de Álvaro, de 3 anos, paciente que faz hemodiálise na Santa Casa..
"Eu mesma já amanheci esse dia, trabalhando na cabeça do meu filho o que a gente ia fazer, que ia vestir uma roupa diferente, que iríamos com sandália, que eu ia usar chapéu. Foi interessante e ele amou. Bom demais", completou Sabrina Lima.
Sensação
Vento
Umidade




