A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel),intensifica as ações de limpeza, manutenção e conservaçãoem diversos pontos da capital. Os serviços ocorrem durante todo o ano e ganham reforço quando a cidade recebe grandes eventos, como será o caso da Cúpula de Líderes e, em seguida, a COP-30.
O objetivo, segundo a Sezel é garantir a cidade limpa, organizada e acolhedora para todos, tanto para os visitantes quanto para os moradores de Belém.
Desde janeiro, a Sezel tem realizado ações integradas de limpeza urbana, desobstrução de redes de drenagem, capinação, recuperação asfáltica e coleta de resíduos sólidos em todos os distritos da capital, incluindo as ilhas. O trabalho abrange também projetos estruturantes, como a Operação Tapa-Buraco, que já aplicoumais de 18 mil toneladas de massa asfáltica em 44 bairros, e as ações de educação ambiental, que orientam a população sobre o descarte correto de resíduos e a preservação dos espaços públicos.
Além das ações de rotina, o mês denovembromarca o início de umaforça-tarefa especial de zeladoria, commais de 2000 trabalhadoresemfrentes estratégicasde grande circulação e nas principais vias de acesso às áreas centrais e turísticas de Belém.
O reforço incluiroçagem e varrição, essenciais para a estética urbana, além dacoleta domiciliar e de entulho ampliada. Estruturalmente, o planejamento também foca nasubstituição e requalificação de pontos de ônibuse na Operação Tapa-Buraco nas vias principais de acesso. Complementando a infraestrutura, haverá uma constante avaliação dos pontos deiluminação públicaem toda a cidade, visandosegurança e visibilidade.
As ações também priorizam olegado ambiental. A Prefeitura intensificou o hidrojateamento nas vias para mitigar problemas de alagamentos e executa alimpeza dos canaisem bacias hidrográficas constantes no plano, minimizando os impactos do período chuvoso.
Durante o período da Cúpula de Líderes, evento preparatório da COP-30, as equipes da Sezel estarão de prontidão para garantir a limpeza dos espaços públicos e a remoção de resíduos após as atividade. O mesmo trabalho será mantido durante a realização da conferência,sem prejuízo aos serviços regulares nos bairros.
De acordo com o secretário de zeladoria Cleiton Chaves, a Sezel ampliou os serviços visando não apenas os 50 mil visitantes, mas assegurando que a cidade permaneça mais limpa e organizada como legado permanente para a população.
“Com apoio do prefeito Igor Normando, a Sezel está empenhada e com um planejamento de zeladoria intensificado. Nosso empenho máximo nas diferentes frentes é para que a população veja as melhorias e se orgulhe de ter umacidade mais acolhedora e bem cuidada“, enfatizou o titular.
Durante a COP, a gestão municipal vai atuar, por meio da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp) com ascooperativas que farão a coleta e triagem de resíduos recicláveise compostáveis dos eventos, de forma integrada e sustentável.
O principal objetivo deste trabalho é organizar efortalecer a atuação das cooperativas de catadoresde materiais recicláveis do município de Belém, que já possuem Unidades de Valorização Resíduos (UVRs) devidamente equipadas com prensas, balanças e estruturas de triagem.
Segundo a secretária executiva de inclusão produtiva, Pamela Massoud, o trabalho buscamaximizar o reaproveitamento de materiais, reduzindo a sobrecarga sobre o aterro sanitário e promover inclusão produtiva e renda aos catadores locais.
“A Seinp atuará com foco total na sustentabilidade e na inclusão social. Nosso foco é fortalecer as cooperativas com os 48 catadores de Belém que estarão atuando, e o reaproveitamento de resíduos. É um esforço que une os princípios da sustentabilidade, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Concomitante à coleta, estaremos trabalhando com36 educadores ambientais, informando à população de Belém e aos turistas sobre a importância do descarte correto de resíduos“.
Em paralelo às ações operacionais, a Sezel, por meio da Seinp, segue desenvolvendo atividades deeducação ambiental nos bairros e feirasda cidade. As equipes atuam junto à comunidade, escolas e comerciantes, orientando sobre o descarte correto de lixo e os impactos da poluição urbana, além de estimular o envolvimento da população na construção de uma cidade mais sustentável.
O trabalho intensificado de novembro reforça o compromisso da Prefeitura com uma Belém limpa, resiliente e sustentável.
Texto: Juliana Maia e Rodrigo Sauma
Sensação
Vento
Umidade




