Inaugurado há menos de dois meses,o novo Mercado de São Brás se consolida como espaço gastronômico, cultural e turístico de Belém, recebendo diariamente um número expressivo de visitantes. Desde 9 de outubro, quando foi entregue completamente revitalizado pela Prefeitura de Belém à população,mais de 350 mil pessoaspassaram pelo local.
“Aqui podemos encontrar o melhor de Belém: arquitetura, gastronomia, artesanato, arte, música regional e muita economia criativa, que aquecem o desenvolvimento econômico e o turismo da nossa cidade”, destaca André Cunha, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon).
Léia Santos conheceu o novo Mercado de São Brás com o filho, Felipe Santos, de 16 anos. Os turistas de Santo Antônio de Odivelas ficaram surpresos com a transformação do espaço em centro gastronômico.
“Eu vinha a Belém, passava em frente a esse mercado, mas nunca me dava vontade de entrar. Agora, com ele totalmente reformado e cheio de restaurantes para saborear a nossa gastronomia, já vai ser um ponto de parada oficial quando viermos para a capital”, afirma a professora.


Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada em Belém de 10 a 21 de novembro, o Mercado de São Brás foi palco de diversas atrações, como shows regionais, apresentações culturais, exposições de fotografias e até espaço de receptividade de autoridades que estiveram na Conferência das Partes, como a rainha e a princesa da Dinamarca, por exemplo, que receberam convidados no local.Somente nesse período, 170 mil pessoas passaram pelo novo Mercado de São Brás.
“Foi uma experiência única, conhecemos pessoas de todo o mundo e elas puderam também conhecer nossa cultura. Os turistas se encantaram principalmente com o nosso gim de jambu, um produto típico regional, assim como tantos outros comercializados aqui no nosso mercado”, afirma a Bruna Brito, barback de um estabelecimento de drinks e bebida.

O novo Mercado de São Brás possui 83 estabelecimentos, entre restaurantes, lojas, quiosques e tascas (boxes). De acordo com a administração do espaço, que é supervisionado pela Sedcon,nos dias úteis o local recebe por dia cerca de 5 mil pessoas e, aos fins de semana, esse número chega a dobrar. O novo Mercado de São Brás está, inclusive, entre os cinco mercadões mais indicados pela CNN Brasil como roteiro turístico.


Para a Simone Maciel Viana, permissionária de uma tasca que comercializa comidas típicas, o segredo da grande movimentação do mercado está na variedade de serviços e atrações ofertadas no local. “As iguarias típicas da nossa terra aliadas com as atrações culturais, como shows regionais, Djs e grupos folclóricos são os grandes atrativos que lotam diariamente o espaço.Esse mercado tem vida!”, diz a vendedora de 52 anos.

A área gastronômica do mercado de São Brás funciona às segundas-feiras de 15h às 22h; às terças, quartas e quintas-feiras de 10h a 0h; e às sextas-feiras e aos sábados, de 10h a 1h.
Sensação
Vento
Umidade




