A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), lançou, na manhã desta quarta-feira (17), oMarco Pedagógico da Educação Digital e Midiáticada Rede Municipal de Ensino de Belém. O evento ocorreu na Escola Municipal Nestor Nonato Lima, no bairro do Jurunas, e marca um importante avanço na consolidação de uma política educacional alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Currículo do Município de Belém e à legislação educacional vigente.
Durante a programação, foramdistribuídos kits de robóticapara escolas da rede municipal e entregues medalhas a estudantesfinalistas da Maratona Cactus, olimpíada nacional voltada à lógica e à resolução criativa de problemas.
A nova política de educação digital tem como objetivo garantir a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino odesenvolvimento de competências e habilidadesnecessárias para compreender, analisar e utilizartecnologias e mídiasde forma ética, segura e criativa. A proposta integra saberes da Computação, da Cultura Digital e da Educação Midiática, estimulando a criação de soluções e conteúdos digitais.
A implementação do Marco Pedagógico em Educacai Dugutak visa formar cidadãos capazes de investigar e modelar problemas, desenvolver soluções inovadoras, interpretar criticamente osimpactos das tecnologiase das mídias na sociedade e atuar comresponsabilidade no ambiente digital,assegurando equidade no acesso ao conhecimento, independentemente das condições socioeconômicas ou geográficas.
A política respeita as especificidades de cada etapa da educação básica. Na Educação Infantil, as ações priorizam a ludicidade, a interação e a exploração do mundo digital por meio de práticas desplugadas, integradas aos campos de experiência. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o foco está na construção das bases dopensamento computacionale dacidadania digital, de forma transversal ao currículo.
Já nos Anos Finais, o trabalho é aprofundado, com ênfase na resolução de problemas, nacriação de projetos digitais, na compreensão crítica das mídias e no uso responsável das tecnologias.
Na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), as ações são voltadas ao fortalecimento daautonomia digital, do uso social da tecnologia e da inserção cidadã no mundo contemporâneo.
“Dessa forma, asseguramos que os estudantes de Belém deixem de ser apenas consumidores de tecnologia para se tornarem protagonistas, criadores e cidadãoscríticos na era digital”, destacou a secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone.

Para Kaio Gabriel, de 12 anos, estudante do 7º ano da Escola Municipal Gabriel Lage, a nova política representa uma transformação no processo de aprendizagem. “Vejo esse momento como uma grande mudança no aprendizado da robótica na nossa escola. É a oportunidade de entrar no mundo digital e mostrar a nossacapacidade de criar, pesquisar e aprender com a robótica”, afirmou o aluno.

Durante o evento,11 escolas da rede municipal receberam o Kit Lego Spike, ferramenta de aprendizagem STEAM que combina peças de construção Lego, hardware de fácil utilização e software intuitivo baseado em Scratch. A metodologia estimula, de forma lúdica, o pensamento crítico e a resolução de problemas em diferentes níveis de aprendizagem.
Os kits são fruto de umaparceria entre a Prefeitura de Belém e o SESI/Pará, responsável pela doação dos equipamentos e dos materiais didáticos necessários para a implementação da metodologia nas salas de aula.
As escolas contempladas foram:
Na Escola Municipal Helder Fialho, em Outeiro, a expectativa dos estudantes era grande para a chegada dos novos equipamentos. Segundo a diretora Sandra Couto, a iniciativa representa umaoportunidade inéditapara a comunidade escolar.
“Nossos alunos estão muito ansiosos para participar desse projeto. Estamos em um distrito afastado do centro de Belém e, quando surge umaperspectiva de inovação tecnológicapara as crianças e estudantes, ficamos muito felizes em oferecer essa oportunidade. Vai ser show”, afirmou a gestora.

As escolas que receberam os kits estarãoaptas a competirno Torneio Regional de Robótica FIRST Lego League Challenge (FLLC), um dos mais importantes do país, previsto para ocorrer no Pará no início de 2026.
Encerrando o evento, 150 estudantes e 20 professores, das 11 escolas contempladas com os kits de robótica, foram premiados com medalhas por conquistarem osprimeiros lugares na Maratona Cactus. A competição tem como objetivoestimular o aprendizado em matemáticaentre alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, além de fortalecer o protagonismo estudantil.
Ao longo das etapas, os participantes analisaram situações reais, propuseram soluções originais, testaram estratégias e justificaram suas escolhas, demonstrando raciocínio lógico, inovação e capacidade de trabalho em equipe.
A emoção tomou conta da auxiliar de cozinha Maria Santos Viana, mãe da estudante Daniele Santos, de 13 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Nestor Nonato Lima, que conquistou medalha de ouro na maratona.
“Fiquei muito alegre. Ela estuda nessa escola desde o primeiro ano e sempre conquista medalhas quando participa das competições”, disse a mãe, emocionada.

Para 2026, a Maratona Cactus terá como tema central a robótica, ampliando ainda mais o diálogo entre matemática, tecnologia e inovação na rede municipal de ensino.
Sensação
Vento
Umidade




