A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém (Semec) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Escola Municipal Benvida de França Messias, em São Brás, acertificação dos estudantes universitários que participaram da primeira edição do Programa Municipal de Iniciação à Docência (PMID).
Ao todo, 24 estudantes dos cursos de Pedagogia e Matemática, de universidades públicas e privadas, participaram do estágio. Os acadêmicos foram selecionados por meio de edital lançado pela Secretaria no início do segundo semestre de 2025.
Durante cinco meses, com carga horária de 319 horas,os graduandos atuaram diretamente em 24 escolas da rede municipal, acompanhando turmas do 4º ano do ensino fundamental, com foco especial no ensino de Matemática, área que ainda representa um dos principais desafios da rede.

As atividades foram realizadas no contraturno dos universitários, sem prejuízo à formação acadêmica.
“A essência do programa foi simples e altamente eficaz: colocar os licenciandos na rotina escolar. Com o acompanhamento de técnicos pedagógicos da Semec,os participantes puderam vivenciar desafios reais, apoiar professores, planejar intervenções pedagógicas e colocar em prática conteúdos estudados na universidade”, explicou a coordenadora do PMID, Noêmia Maués.

O programa tem como objetivo aproximar a formação docente das universidades às escolas da rede municipal,fortalecendo a formação de futuros professorese, ao mesmo tempo, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes da educação básica.
Para Felipe Oliveira de Andrade, estudante do oitavo semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências Matemáticas e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA), a experiência foi fundamental para sua formação profissional.

“Com certeza vai me ajudar muito. Foi um contato bem próximo com a prática docente.Conseguimos levar bastante coisa do curso para a sala de aula e também trazer a prática para dentro da universidade”, destacou o estudante.
Durante a programação de encerramento, cada participante apresentou um relato sobre sua experiência em sala de aula. Entre os pontos mais citados estiveram a receptividade e o apoio das equipes escolares, além do vínculo construído com os alunos.
“Fui muito bem acolhido pela Escola Amália Paumgarten. Participei de reuniões e diálogos com os professores regentes e a coordenação pedagógica para elaborar as ações. Dos alunos, senti muito carinho. Foi uma experiência muito boa”, disse Gledielson Carvalho, estudante do curso de Pedagogia.

Para 2026, a Semec prevê a abertura do edital do PMID já no mês de janeiro. Na segunda edição, o programa deverá ser ampliado para 78 escolas municipais que atendem turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.
Sensação
Vento
Umidade




