Pela primeira vez, o Viradão da Saúde chega às ilhas da capital. Nesta sexta-feira, 30,uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) navegou a baía do Guajará na Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS Fluvial) rumo à ilha de Jutuba. A 10ª edição da ação levou atendimentos de pediatria, psicologia, assistência social e clínico geral para ortopedia e atendimento de demanda espontânea.

“A escolha da ilha de Jutuba para a realização desta ação integra a estratégia da Sesma defortalecer o acesso à saúde nas ilhas e territórios ribeirinhos, historicamente marcados por barreiras geográficas e dificuldades de deslocamentoaté a área urbana. Trata-se de uma região com população fixa, dinâmica comunitária própria e demandas específicas de saúde que exigem a presença do poder público de forma mais próxima, contínua e resolutiva”, explica Daniela Salheb, coordenadora das casas especializadas, da Sesma.

O desembarque dos profissionais ocorreu na Unidade Pedagógica de Jutuba (UP Jutuba). As famílias da comunidade ribeirinha, que recebem cuidados continuados da rede municipal de saúde, já haviam agendado as consultas com as especialidades desejadas. Nesta sexta-feira elas chegaram cedo, em pequenas embarcações e aproveitaram a oportunidade.
“Para mim isso é maravilhoso, ótimo, tudo de bom!Espero que venham sempre, porque somos ribeirinhos e não temos condições de pagar uma consulta médica com um especialista. É muito importante mesmo, senão a gente vai fazer como? Eu vim porque tenho sentido fortes dores no ombro e preciso de uma consulta com ortopedista”, conta a pescadora Rosiclei Cardoso, moradora da Ilha Nova, que fica próxima ao local da ação.

No âmbito da saúde mental, umaparceria da Sesma com a faculdade Estácio FAP garantiu a disponibilidade de psicológicas para uma escuta especializada na UBS Fluvial. A parceria traduz o reconhecimento de que o cuidado psicossocial é parte indissociável da atenção integral à saúde.
“As populações ribeirinhas enfrentam vulnerabilidades sociais, econômicas e territoriais que impactam diretamente o bem-estar emocional, tornandofundamental a oferta de escuta qualificada, orientação e encaminhamentos adequados no próprio território”, completa Daniela Salheb.

A ação da Sesma reuniu muitas crianças que receberam atendimento pediátrico. Raissa Campos, estudante e moradora da localidade, aproveitou para levar os dois filhos.
“É uma maravilha essa iniciativa porque a Rede SUS (Sistema Único de Saúde) é ampla, mas o atendimento especializado é sempre mais difícil, entãoreceber esses eventos na nossa comunidade é muito bom porque nos traz essa oportunidade”, comenta.

A mamãe de primeira viagem Nayra Carvalho levou o pequeno Thomas, de 5 meses, para atendimento e aguardava ansiosa a chegada da 10ª edição do Viradão da Saúde na região.
“É muito importante esse evento porque a gente precisa. É um alívio a mais porque as vezes precisamos ir para a ilha de Cotijuba, em caso de muita necessidade. Meu filho tem 5 meses e precisa de acompanhamento pra deixar a saúde sempre em dia”, diz a dona de casa.
Além dos atendimentos especializados, a 10ª edição do Viradão da Saúde disponibilizou vacinação, medicamentos e orientações à comunidade ribeirinha. Cerca de cem pessoas foram atendidas nesta edição, o que consolida a presença da Prefeitura de Belém junto às famílias locais.
“Ao levar essa iniciativa às ilhas de Belém, o município reafirma seu compromisso com a equidade, a integralidade do cuidado e o fortalecimento do SUS,aproximando os serviços de saúde de quem mais precisa e garantindo que a população ribeirinha seja assistida com dignidade, respeito às suas especificidades culturais e atenção de qualidade”, finaliza Daniela.
O Viradão da Saúde é uma iniciativa da Sesma que tem o objetivo de reduzir filas de regulação, descentralizar o acesso e fortalecer a Atenção Básica.
Desde sua criação,o programa já ultrapassou 5 mil atendimentos, alcançando bairros e distritos como Bengui, Icoaraci, Tapanã, Outeiro, Cabanagem, Jurunas, Condor, Marambaia e Curió-Utinga. O Viradão da Saúde tem contribuído para aredução superior a 50% das filas de espera por especialistase para a ampliação do atendimento à população que não consegue buscar as UBSs no dia a dia. Ao longo do ano, outras edições serão realizadas em diferentes áreas da capital e logo estará perto de você.
Sensação
Vento
Umidade




