A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE) do município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, focada em garantir melhorias e fortalecer as ações de mobilização para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizou durante o mês de agosto a 1ª Conferência de Boas Práticas.
A iniciativa promoveu diversas atividades, como encontros pedagógicos, oficinas de análise e aplicação de simulados integrados, reunindo equipes escolares das 14 unidades de ensino jurisdicionadas à Regional, dos municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure.
O dirigente regional, Arthur Tavares, ressalta que a Conferência consolidou a mobilização educacional no Marajó. “As 14 escolas da nossa DRE apresentaram o que vem sendo feito para alavancar os índices de cada uma. Foi um momento de participação e conhecimento, cujo objetivo maior foi motivar nossas escolas e estudantes. Esse evento é de grande importância para a educação marajoara”, explicou o gestor.
O encontro proporcionou a troca de experiências pedagógicas e de gestão escolar que tem contribuído para o fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a melhores resultados no fluxo escolar.
A Escola Camará, do município de Cachoeira do Arari, apresentou o projeto “Prepara”, com melhoria de resultados, voltados para a elevação da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, a partir de simulados e análise de desempenho dos estudantes.
Já a Escola João Farias, também localizada em Cachoeira do Arari, compartilhou sua experiência com o “Simulado com Foco no Saeb”, enquanto a Escola Stella Maris, de Soure, apresentou o projeto “Contrato Saeb”, sensibilizando diretamente os alunos quanto a importância da avaliação.
Do mesmo modo, a mobilização incluiu a comunidade escolar, como a Escola José Rodrigues Viana, de Cachoeira do Arari, que apresentou a ação “Família na Escola: por dentro das avaliações externas, fortalecendo a parceria entre gestão, professores, alunos e famílias”; e a Escola Edda de Sousa, localizada em Soure, expôs a prática “Caminhos para o Sucesso, unindo simulados sistemáticos a ações de acolhimento socioemocional”.
Por fim, a Escola Retiro Grande, de Cachoeira do Arari, destacou o projeto “Preparação para o Sucesso Escolar com Foco no Saeb”, com abordagem interdisciplinar.
A troca de conhecimentos foi bem avaliada pela professora Beatriz Pedrosa Pena, da Escola Ademar N. de Vasconcelos, em Salvaterra. “Primeiro identificamos os descritores que precisávamos melhorar e mostramos isso aos discentes. Depois, fizemos uma força-tarefa com jogos, gincanas e simulados, envolvendo todos os professores. Foi um trabalho coletivo que trouxe resultados na aprendizagem e fortaleceu a confiança dos estudantes”, disse.
A Escola Salomão Matos, de Salvaterra, falou sobre o "Simulado Integrado de Linguagens e Matemática (SAILM)", a Escola Gasparino Batista, de Soure, apresentou o "AVALIAGASP", e a Escola Delgado Leão destacou sua prática de incentivo à leitura por meio da Ficha de Leitura.
Todas as experiências mostraram como as escolas têm transformado metas em práticas pedagógicas consistentes, alinhadas às necessidades dos alunos da região.
Sensação
Vento
Umidade




