O cenário de lama e abandono que marcava a travessa da Estrella, no bairro da Pedreira, ficou no passado.Uma semana após a entrega oficial da obra de revitalização da Prefeitura de Belém, os mais de 3 mil moradores da área experimentam uma rotina até então inédita. O que antes era motivo de protesto criativo, como a famosa faixa que apelidava o local de “Balneário COP 30”, deu lugar ao orgulho de ver o escoamento da água funcionar em tempo recorde após as fortes chuvas que atingiram Belém nos últimos dias.
Essa nova realidade é fruto de umaintervenção robusta que incluiu drenagem profunda, pavimentação asfáltica e serviços de terraplenagem para corrigir o nivelamento do solo. O investimento encerrou um ciclo de negligência que moradores antigos denunciaram, inclusive, por meio do protesto que viralizou nas redes sociais.
A transformação é sentida no caminhar de quem vive na via há anos. A vendedora Cléa Silva, de 67 anos, recorda com nitidez as dificuldades no trecho da via próximo à rua Nova. Ela conta que a área foi esquecida pelas gestões anteriores. Os moradores eram obrigados a utilizar sacolas plásticas nos pés para conseguirem sair de casa sem se sujar. Segundo ela, a revitalização realizada teve aprovação total, já que,mesmo com o temporal recente, a rua continuou perfeita e sem nenhum ponto de acúmulo de água.

“Está com mais de 21 anos que ninguém olhava por essa rua. Agora não. Está maravilhoso.A gente não tem que reclamar de nada. Está tudo maravilhoso. E quem mandou fazer isso está de parabéns. Aqui já moramos em cima de uma ponte, como todo mundo conhece. Para a gente sair até chegar à rua Nova, tínhamos que meter umas sacolas no pé para chegar no canto.Agora tem asfalto, chove e não enche.”
Para a vendedora Mara Costa, de 53 anos, o sentimento é de gratidão. Moradora do local há 11 anos, ela acompanhou de perto a luta do marido, criado na Estrella, que sempre lamentou o descaso de gestões anteriores. Mara relata que observou atentamente o comportamento da via após dias de chuva intensa durante semana e se surpreendeu. Para ela, um dos diferenciais foi ter um gestor que, de fato, ouviu a comunidade e entregou uma solução definitiva, permitindo que os moradores agora olhem para o futuro com otimismo, deixando para trás o histórico de alagamentos.
“Nunca veio um prefeito que descesse e pisasse na lama. O Igor, ele foi a única pessoa que apareceu aqui, nos deu uma solução e, graças a Deus, está dando tudo certo agora.Choveu muito nesses dias e eu vi que a água escoou rápido. Passamos muito tempo sem asfalto e agora agradecemos por essa entrega”, disse Mara.

Sensação
Vento
Umidade




